Olá leitores do Manual da Tecnologia! Hoje vamos dar continuidade ao Especial FIFA 13 com as dicas para a Carreira de Jogador – Be a Pro – do FIFA 13.
Nesse modo nós podemos seguir a carreira de um jogador desde seu início até a sua aposentadoria. Construir uma carreira vitoriosa é o principal objetivo, porém a EA Sports caprichou nessa versão e abriu novas opções no modo o deixando muito mais realista e difícil. E agora que entra o Manual, vamos ajudar a vocês desde no básico (criação do modo), até em dicas para conseguir ter uma carreira de sucesso.
Criando seu jogador
Para criar seu jogador, no menu do FIFA 13 vá em Carreira, Nova Carreira. Irá aparecer uma tela onde você deve escolher entre seguir uma carreira como jogador ou como manager (Confira: Dicas para a Carreira de Manager do FIFA 13), selecione a opção Carreira de Jogador.
Na próxima tela você deve escolher seu time. Você tem três opções:
- Iniciar com time do coração: Nesse caso, os clubes brasileiros e portugueses tem um nível médio no game. Se destacar no time logo de início será um pouco complicado, porém, apesar da demora, é garantia que você vai jogar pelo time que você gosta. Não correndo o risco de não conseguir se destacar por ele em sua carreira.
- Iniciar com times gigantes: Caso você opte por iniciar em times como Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Manchester City… Ou seja, times gigantes com grandes estrelas, se prepare pois apesar de iniciar no topo, você vai demorar muito para conseguir se destacar nas partidas pois suas habilidades serão muito abaixo dos seus adversários.
- Iniciar com times pequenos: Já aqui é no caso de você optar por times de até duas, três estrelas. Ou seja, times de segunda divisão ou de campeonatos pequenos. Você vai estar em um elenco com um nível aparecido com o seu, assim como os adversários. Assim sendo, é o mais recomendado para quem quer evoluir rapidamente, pois você tem muito mais chance de se destacar nas partidas podendo evoluir suas habilidades e acordo com o time que está, tendo equilíbrio.
Como podemos ver, o mais recomendado é iniciar com times pequenos, porém fica a seu critério. Só fique atento com os pontos negativos e positivos que passamos de cada um para estar ciente do que pode vir a aparecer em sua carreira. Vale lembrar também que você pode ser emprestado ou trocar de time depois.
Depois de escolher, você terá de definir as opções de jogo. As escolha de acordo com suas preferências, são bem simples e ao selecionar cada uma o próprio game explica o que é cada uma.
Como você podem ver, na imagem colocamos Fazer download mais recente em Elencos usados. Nessa opção ele irá baixar a última atualização para utiliza-la no modo, mas já se você quiser iniciar com os elencos que você editou ou com o padrão, basta alterar essa opção.
Já sobre a Rigídez Financeira, ela só indica o quantos erá difícil os clubes lidarem com dinheiro, recomendo que deixe no Moderada (75%) por ficar bem realista.
Logo após selecione a opção Criar craque para criar seu jogador. Em relação a número de camisa, aparência, faça o que você achar melhor, já em relação as posições e habilidades, tem umas manhas para começar um pouco melhor:
- Goleiro: Para ser um goleiro, o melhor estilo de jogo é o Acrobatico.
- Defensor: Aqui você tem a opção de ser um zagueiro ou um lateral. Para ser um zagueiro selecione na Função, Central, no Estilo de Jogo a melhor opção é a Marcador. Já para ser um lateral, na Função escolhe Esquerdo ou Direito, no estilo e jogo selecione Lateral.
- Meio-campo: Existem vários tipos de Meio-Campo. Você pode jogar de volante (Def. Central), escolhendo Ladrão de Bola em Estilo de Jogo; de Meia-Atacante (At. Central), escolhendo Armador; ou ainda de Meia-Lateral, escolhendo o lado, Esquerdo ou Direito, e selecionando Motorzinho como estilo de jogo.
- Atacante: Você pode ser um Centro-avante (Centro), escolhendo Finalizador para estilo, ou jogar pelas laterais, como ponta, preferindo Criador como estilo de jogo.
Agora que já definimos as habilidades, podemos ver sobre peso e altura. Para posições como centro-avante, volante, zagueiro e goleiro, quanto mais alto melhor, para priorizar a força. O porte físico terá de ser Médio, e o pé preferido tem que ser do lado em que você quer jogar. Para as outras posições, escolha como porte físico Magro e assim dê preferência a velocidade.
Menus da Carreira de Jogador
Os menus são bem simples, ainda mais nessa versão em Português:
- Avançar – Avança o tempo.
- Meu Craque – Informações sobre seu jogador, incluindo metas, objetivos e a opção de editar sua personagem.
- Minhas ações – Informações sobre o jogador e a opção de pedir empréstimo ou aposentar.
- Minha carreira – Informações sobre a carreira.
- Meu clube – Informações sobre o clube.
- Estatís. Temporada – Todas as informações dos campeonatos.
- Calendário – Registros de todos as partidas e eventos do game.
- Opções – Salvar e mudar algumas opções do jogo como tempo da partida, dificuldade e a velocidade do jogo.
- Sair – Sair do jogo.
Gerenciando a carreira
Agora sim vamos as dicas da carreira em geral. O objetivo que nos traçamos é ser o melhor do mundo, para isso temos de ter um início consistente com uma boa evolução, um auge com uns 25 anos para conseguir títulos de melhor do mundo e depois um final de carreira digno. Para ensinarmos isso dividimos em duas partes: “Atuando fora de campo” e “Atuando dentro de campo”, confira:
Atuando fora de campo
O FIFA 13 dá todo apoio para conseguir alcançar o topo pois ele já coloca todas as suas metas para a temporada. Se você ir em Meu Craque e depois em Objetivos da Liga, você já vai ver o que você deve fazer:
Logicamente você não deve se contentar em apenas cumprir os objetivos, e sim em ultrapassa-los. Sua evolução será mais rápida e assim alcançará o auge mais facilmente.
No menu Meu Craque você também encontra as Próximas Metas, que são os objetivos definidos para a próxima partida. Eles também funcionam da mesma maneira que os Objetivos da Liga, se conseguir ultrapassar, ótimo.
Se você superar todas as metas em breve grandes times irão te notificar nas janelas de transferências sobre um interesse em contratá-lo. Em relação a isso você deve pensar muito em função daquela sua escolha lá de cima, em começar em um clube grande, em um pequeno ou em um clube do coração.
No caso de escolher um clube pequeno você deve ficar muito atento em conseguir evoluir o seu jogador no seu primeiro clube, ou seja, passar umas três temporadas nele até conseguir ir para outro clube melhor que acompanhe as suas habilidades. Por exemplo, seu jogador já fez 3 temporadas no time que começou, um time da divisão mais baixa da Liga Inglesa. Atualmente ele tem uma nota geral de 72, você só deve ir para um outro time com uma nota geral parecida, se um time com uma nota geral de 85 te chamar, você encontrará dificuldades e não evoluirá tanto como se estivesse em um time com nota geral de 75.
Já se você optar por um clube grande, você deve lutar para evoluir nele pois você já está em um clube de ponta. Nesse caso a evolução é mais demorada, porém depois que evolui você tem livre arbítrio para escolher o time que quiser.
Já se escolher o clube do coração o processo é bem mais liberal, você pode sair quando quiser na hora que quiser. Geralmente nesses casos o jogador fica bastante tempo ou até mesmo a carreira inteira no clube, sempre recebendo propostas de grandes equipes pois o jogador acaba se destacando ao passar as temporadas no clube de origem.
Atuando dentro de campo
Dentro de campo varia muito em relação a sua posição. Para os jogadores de linha, a primeira dica que damos é que você não deve “meter o mala”. Saiba jogar em equipe principalmente no começo. Isso porque vários aspectos serão influenciados se você for fominha, principalmente em relação a confiança da equipe e a do treinador. Outro problema é que sua chance de erro nas jogadas é muito maior se você só recebesse a bola quando tivesse em boas posições para acertar o próximo passe ou chute.
Fazer isso é simples, basta passar a bola ao ver seu parceiro em boas posições e ir se livrando da marcação e só pedir a bola quando for essencial. Pois na maioria das vezes você vai receber o passe por estar em boas posições.
Outro ponto importantíssimo é você não se afastar muito de sua posição. Uma vez ou outra avançar para o ataque caso seja defensor pode ser interessante, por exemplo. Mas se ficar fora toda hora, estraga o esquema tático do treinador e isso faz com que prejudique o time inteiro. Basicamente aqui então você deve fazer com que o time jogue bonito em conjunto.
Já para os goleiros, o jogo indica a posição que você deve ficar, o segredo é segui-la a risca. As defesas ficarão bem mais fáceis e você vai conseguir catar mais bolas. Logicamente se você está começando agora recomendo que você jogue amistosos (No menu do FIFA 13 mesmo, fora da Carreira) como goleiro para se acostumar com os controles que são diferentes.
Só peço atenção pois a diferença entre um goleiro iniciante na Carreira e um Casillas por exemplo é brutal. Portanto, é normal você acertar o canto no início e a bola passar. Por esse motivo o jogo já é programado para que você evolua se souber se posicionar bem e sempre ir no lugar certo mesmo que a bola passe.
De resto na carreira é tudo muito prático, o FIFA já fala praticamente tudo ao pé da letra em relação a suas opções, porém, caso restar alguma dúvida comente que ajudaremos.
Agora, vamos as dicas rápidas que ajudam em uma forma geral a carreira:
Dicas Rápidas
- Passe bastante a bola. Evite jogadas individuais e não peça muito a bola.
- A evolução do seu jogador é lenta, portanto tenha paciência.
- Jogue ao máximo nos primeiros amistosos da temporada.
- Depois dos amistosos, não se mate nos jogos. Jogue levemente, passe a bola, para não cansar e jogar partida sim partida não.
- Toque a bola com cuidado e muito. Assim você ganhará mais nota e cansará menos, pois a cada passe errado sua nota cai bastante.
- Corra apenas quando necessário.
- Sigas as indicações do game para saber onde se posicionar, principalmente quando for goleiro.
- Tente tirar boas notas, elas inclusive ficam marcadas no canto inferior esquerdo na tela.
- Escolha os times de acordo com o que explicamos.
- Não fique trocando muitas vezes de time, é de total importância permanecer em um time mais de duas temporadas.
- Cuidado com a diferença de temporadas. Se for para a Europa, em Março eles estarão no fim da temporada enquanto no Brasil, no início. Se for para um time prestes a cair, poderá se dar mal, por isso sempre cheque a posição do time antes.
- Sempre escolha um time em que nota geral seja parecida com o do time.
- Se seu sonho é ir ao Chelsea por exemplo, vá a um time da liga inglesa, e se destaque. Assim você irá para esse clube.
- Fique atento em relação a cartões amarelos e vermelhos, derrubam sua nota.
- Não jogue fora da sua área de atuação! Se for zagueiro, não tente fazer gols, para não perder nota.
- Se fizer uma boa atuação, poderá receber melhores contratos no pós-temporada.
- Fique atento com a imprensa e sobre o que ela diz.
- Se tiver com dificuldades em seu time porém não querer perder a sua vaga totalmente, pedir um empréstimo pode ser uma boa opção.
- Tente se aposentar no limite para aproveitar totalmente sua carreira.
- Se seguir essas dicas, terá um futuro próspero em sua carreira.
Gostaram das dicas? Ainda tem alguma dúvida? Tem alguma dica? Comente! Também não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Google + e Twitter. Abraços, e até a próxima!
The post Dicas para a Carreira de Jogador (Be a Pro) do FIFA 13 appeared first on Manual da Tecnologia.